sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Cabana - Nem tudo que parece, é!


 Olá meninas e meninos,

Como estão vocês?

Faz alguns dias  que não posto nada, até porque estava terminando a minha leitura para poder resenha-la. E hoje estou de volta, o livro que vou comentar, talvez cause um pouco de polêmica, até porque é um livro muito famoso e foi bem aceito pelo público, mas eu particularmente não gostei dele, estou falando do livro A Cabana, minha intenção não é decepcioná-los, mas é um livro um tanto estranho, e deve ser lido de forma cautelosa, até por haver muita fantasia, e não deve ser idealizado para o dia a dia, ainda que aja muitas frases que possam ser aceitáveis.






O livro conta a estória de Mack Allen Phillips, um homem de 56 anos, casado com Nan e tem 5 filhos, em certa ocasião ele viaja com os filhos, e acontece uma tragédia, onde sua filha mais nova é raptada e assassinada, e ele se refere a este dia como "Grande tristeza". Após esta tragédia durante 4 anos ele vive numa depressão, entretanto um dia ele recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar ao local do crime, isto é, voltar a cabana.


Daqui em diante será spoiler (caso não queira saber detalhes do livro antes de lê-lo, então pare por aqui)


O que acontece no decorrer do livro são muitas fantasias, a qual o autor descreve a Santíssima Trindade de forma estranha.
O personagem chega a cabana, e encontra Deus, em forma de uma "negra enorme" chamada Elouisa; Jesus é descrito como um carpinteiro judeu, vestido em trajes de jardineiro e o Espírito Santo como uma mulher asiática chamada Sarayu. As caricaturas que  representam a Trindade são de péssimo gosto na minha opinião.

Além de Deus ser caracterizado em forma de mulher, ainda assa bolinhos, cantarola, um comportamento totalmente diferente do verdadeiro Deus. O Espírito Santo, ainda é descrito com luzes reluzentes como se fosse uma fadinha: 
"Ela parecia tremeluzir na luz e seu cabelo voava em todas as direções, apesar de não haver nenhuma brisa (...)."
Jesus é apresentado como 100 % humano:
"Quando nós três penetramos na existência humana, sob a forma do Filho de Deus, nos tornamos totalmente humanos."
Além de descrições de sentimentos totalmente fantasiosos, e muitas vezes debochados, o espírito santo do livro ainda diz que as regras são criadas pelos humanos, e que os mandamentos não são para serem seguidos: 
Em companhia do Espírito Santo ( Sarayu), Mack ouve dele as seguintes palavras:
" - Mackenzie, Seu tom era de censura, as palavras voando com afeto - a Bíblia não lhe diz para seguir regras." 
"(...) - Está dizendo que não preciso seguir as regras?
- Sim. Em Jesus você não está sob nenhuma lei. Todas as coisas são legítimas." 


Então eu pergunto, e a lei do amor que Jesus pregou?  

E  Jesus diz: " Aquele que tem meus Mandamentos e os guarda, é esse que me ama. (...)" (Jo 14,21);



E no Sermão da Montanha, Ele diz: " Não julgueis que Eu vim abolir a Lei." (Mt 5,17).



Não quero desmotivá-los a ler o livro, mas o livro tem uma visão distorcida de Deus e das verdades da Bíblia, esta é minha opinião particular, mas todos tem liberdade para ler A Cabana, entretanto não é um livro que eu recomendaria, então se for ler, leia de forma consciente que são apenas expressões literárias, eu diria um tanto exotéricas, e que não tem a ver com a Trindade da Bíblia. Afinal temos que ter discernimento naquilo que lemos. 




#Ler sempre é bom, contato que se reflita sobre o conteúdo. 



Gostaria até que vocês comentassem abaixo, sobre seus pontos de vista em relação a ele, caso já o tenham lido.

Meus queridos de forma alguma quero desagradá-los, mas era necessário expor o conteúdo deste livro. 
Espero que as próximas resenhas sejam mais agradáveis.



Até a próxima.
Beijos.



Pérola.  

3 comentários:

  1. bem interessante, uma verdade que deveria ser dita por todos, a leitura; acredito eu que foi feita pra libertar a alma e não prende-lá a mentira, principalmente quando se trata da pessoa de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Agradeço o carinho de estar sempre aqui Jacyanne. Bjs.

      Excluir