quinta-feira, 14 de maio de 2015

A História do Chá

Olá meus lindos,

Hoje vou falar um pouquinho sobre a história do chá, então vocês me perguntam: "o que tem a ver chá com livros?" - e eu digo: Tudo! Pois chá é um ótimo companheiro nos dias frios e junto com ele, vem o livro; quem não gosta de ler um livro num dia frio e chuvoso? Ele aquece nossa alma, e então o chá aquece o nosso corpo, olha só que junção perfeita. Claro que nem sempre dá para tomar chá, ainda mais num lugar quente como minha cidade; porém nos meses de maio, junho, julho e agosto, isto é possível. 

Eu amo chá, (pena que não posso consumi-lo sempre) por que será que coloquei o nome do meu blog de CHÁ COM LIVROS? Sabe não tenho a mínima ideia...rs, brincadeiras a parte, é óbvio agora, o porquê né?! Duas paixões juntas, um hábito maravilhoso.

Mas, voltando ao nosso assunto, muitos dizem que chá é coisa de vovó, não se enganem, muitos jovens aprovam e adoram esta deliciosa bebida. 






A história começou a muito tempo atrás, (digamos muito antes de nossas vovós, mas talvez por isto mesmo que é chamada "bebida da vovó"), no território chinês... não é a toa que os orientais até hoje valorizam o chá. Diz a lenda que o Imperador Sheng Nong, conhecido como o Curandeiro Divino, isto aconteceu por volta de 5000 anos atrás, ditou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingerí-la. 

Aconteceu então, que certo dia, ele estava sentado sob uma árvore, e deixou ao lado sua xícara de água fervente, e observou que algumas folhas que haviam caído sobre líquido, mudaram de cor, ficando castanho. Ele experimentou tal líquido quente, e descobriu um sabor agradável. Posteriormente, distribuiu este cultivo para seus súditos.


Os monges budistas também preparavam esta bebida com uma planta chamada Carméllia Sinindis
No século VIII Lu Yu, um monge budista produziu esta bebida, intitulando Ch'a Ching. 

E no decorrer dos séculos o chá foi chegando de forma gradual a Europa, por intermédio da Ásia Central e da Rússia, depois os portugueses disseminaram a utilização do chá por toda a Europa; a mercadoria era transportada pelos portos de Lisboa para Holanda e França. Um jesuíta português foi o primeiro a publicar um livro sobre o chá. 

Já na Inglaterra, o chá chegou no século XIX, o que tornou uma tradição consumí-lo; a partir daí, se estendeu para os Estados Unidos, Austrália e Canadá, enfim se tornou uma bebida popular em todo o Planeta. 

No Brasil, o cultivo do chá chegou também no século XIX, mesmo sendo de excelente qualidade, não obteve tanto sucesso quanto os preço da Ásia. A região do Vale do Ribeira (SP) é o seu maior produtor, sendo a maior parte para exportação.

Existem vários tipos de chás: Verde, branco, amarelo, preto (chá vermelho na China) e Oolong (chá azul na China), cada um com sua função:


E como surgiu a moda do famoso "Chá das cinco": esta tradição surgiu na Inglaterra, pela duquesa de Bedford, que entre o almoço e a janta, sentia fome, e resolveu tomar uma xícara de chá neste intervalo, e aos poucos partilhou este costume com suas amigas, que além do chá acompanhava pequenos sanduíches, bolos e geleias. 


E daí ainda inventou-se a famosas brincadeiras com o nome de "chá":

Fora que chá faz bem a saúde, então vamos hoje aproveitar e tomar um delicioso "chá das cinco"? 
Espero que tenham curtido aprender um pouco sobre esta famosa bebida chamada chá.
Até a próxima, aceita um chá? 
Beijos, Perola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário