terça-feira, 19 de maio de 2015

MARCANDO A HISTÓRIA

Olá gente linda, 

E aí, curtindo bastante as leituras? É bom né, quando temos um livro cheio de emoções e aventuras em nossas mãos. 

Bem, a resenha de hoje será sobre mais uma curiosidade, agora são destes mimos que amamos tanto chamado: Marcadores de livros. Estes encantos são o máximo para quem é viciado em leitura como eu. Não resisto quanto passo a uma livraria; tenho que pegar um (ou mais..rsr). 
Então vamos conhecer um pouquinhos sobre eles? 



Bom, tudo começou na era medieval, onde alguns marcadores foram encontrados em Mosteiros medievais, semelhantes aos clips, porém confeccionado de papel vegetal, e eram usados também no antigo Egito.


Os marcadores de origem monástica, eram feitos de couro de vitela, isto entre os séculos XIII e XV,  aproveitavam o resto do couro que sobrava da confecção de capa de livro; e variavam de forma e tamanho. 
Com o surgimento dos livros, nem todos tinham condições de tê-los, então isto se restringia a elite, e por isto,  surgiu a necessidade de marcar páginas. 

A Rainha Elizabeth I, foi a pioneira em obter tal marcador de livro, que era feito de fita de seda colado a capa do livro, ainda hoje encontramos estes tipos de marcadores presos ao livro, principalmente em livros religiosos, um exemplo: algumas Bíblias. 


Marcadores Vitoriano.

Na década de 1850 então, começou a surgir o primeiro marcador descartável, e hoje em dia eles são as estrelas de nós leitores e colecionadores, qual é o leitor que não aprecia este mimo, muitas vezes chegamos a nos viciar com estes agrados..rsr - quem nunca foi a uma livraria só para obtê-los?! E ainda trocamos com nossos amigos blogueiros. 
Por volta  de 1880 os marcadores produzidos em tecido de seda estava em baixa e começaram a aparecer os marcadores impressos feitos de cartolina ou cartão; ganhando a função de marketing, onde muitas empresas faziam sua propaganda junto aos clientes, presentando-os com estes marcadores personalizados.

Além destes marcadores para marcar a página, hoje em dia, ainda existem marcadores de páginas coloridos autoadesivos e são confeccionado de plástico com a finalidade de marcar nossas frases favoritas sem danificar o livro, e nas papelarias encontramos os mais variados preços.  

Marcadores flags post it

Como uma boa leitora também tenho minha coleção de marcadores. 




E como presente pelas 1000 visualizações no blog, sortearei 1 leitor(a) com 2 marcadores personalizados do meu blog, as regras são bem simples: 
1- Me seguir aqui no blog;
2- Curtir minha página: www.facebook.com/chacomlivros2015 ;
3- Compartilhar o post da página Chá com Livros em  perfil público;
4- Clicar em "quero participar" no link da promoção:sorteiefb.com.br/tab/promocao/456581  
O sorteio será dia 31/05/2015 às 18h. É só aguardar o sorteio, e boa sorte. ;)
Promoção Encerrada => (Resultado)

Marcadores do blog.

E por hoje  é só people, espero quem tenham apreciado mais uma curiosidade. 
Bjs. Até mais.
Perola.

Um comentário:

  1. Eu não gosto dos marcadores que são mais grossos que a folha por medo de machucar a folha do livro. Mas claro que esses antigos feitos de couro ou de fitas são muito bonitos.
    Eu gosto de macadores, mas até que não sou tão tarada por eles não...vejo o povo das trocas se descabelando, bom ainda não cheguei nesse patamar, que sabe um dia kkkkkkkk
    mas adoraria que todo livro que eu comprasse viesse com o respectivo marcador
    bjs

    ResponderExcluir